sábado, 7 de julho de 2012

Newton x Leibniz




Não existem dúvidas de que a descoberta do cálculo foi um dos maiores, se não o maior, marco da ciência.Com ele resolver problemas até então complexos como calcular áreas de diversas curvas, velocidade e aceleração instantânea se tornaram simples e essa foi uma das maiores revoluções da ciência. Mas a famosa pergunta que não quer calar: quem de fato inventou o cálculo?
Em 1687 Newton no seu  Philosophiae Naturalis Principia Mathematica resumiu suas principais descobertas na ciência incluindo o cálculo, por ele chamado de método dos fluxos, nessa obra Newton demostrou a maioria das provas com argumentos geométricos motivado pela questão do coeficiente angular da reta tangente a uma curva. Porém um alemão chamado Gottfried Leibniz já havia publicado 10 anos antes do livro de Newton o teorema fundamental do cálculo, mesmo não tendo publicado nada antes de Leibniz a respeito, Newton relutou a dividir os créditos pela criação do cálculo,Leibniz acabou sendo acusado de plagiar os trabalhos não publicados de Newton. Leibniz morreu solitário, seu funeral foi acompanhado pelo secretário apenas, ficou um tanto esquecido para um matemático que ajudou a desenvolver tamanha ferramente.
A luta parece ter sido vencida por Newton, mas imagine você como professor de matemática numa universidade atualmente como você acha que seria chamada  sua matéria sendo professor de cálculo?, método dos fluxos ou calculo diferencial e integral?, você usaria como notação de derivada uma trema acima da letra ou um dy/dx?

Nenhum comentário:

Postar um comentário